Com a minha experiência de corredor, de treinador e baseado em algumas diretrizes da American College of Sports Medicine (ACMS) passarei dicas para você escolher seu tênis de corrida. É fato que não existe um tênis ideal para todos tipos de corrida e corredores, por isso é preciso muito cuidado na hora de decidir. Nem sempre o mais caro é a melhor opção e a percepção de outros corredores não pode ser parâmetro para sua escolha.
Características básicas para escolher seu tênis de corrida
- Drop: DROP BAIXO é altura entre o calcanhar e a parte da frente do tênis. Um bom tênis tem um drop baixo. O ideal é até 6mm.
- Tipo de pisada: NEUTRA! Sem controle de estabilidade ou movimento, deixe o pé agir naturalmente!
- Peso: TÊNIS LEVE! Até 300g para homens com pé 41 e 250g para mulheres com pé 38.
Como escolher seu tênis de corrida na prática
Vamos provar o tênis antes da compra? SIIM!!! Eu mesmo já cometi o erro de muitas vezes escolher o tênis de corrida sem provar, fui levado pela emoção da promoção da internet. Quando você achar o tênis ideal, dificilmente vai trocar ele. Conheço excelentes corredores que depois de encontrar seu tênis, utilizam o mesmo por anos. Vamos escolher o seu par perfeito para corridas com as dicas abaixo:
- Esqueça o formato do seu pé, o tipo de arco. Fazer o popular teste com o pé molhado em uma folha sulfite nem pensar! Não são fatores para se levar em conta na hora da escolha.
- Tipo de pisada pronada e supinada, ESQUEÇA isso! A pronação é um amortecedor natural. Impedir a pronação com materiais ou tênis pronador, pode ser lesivo para os joelhos e os pés. Não estou falando que a pronação excessiva não existe, mas na maioria dos casos ela pode ser corrigida com fortalecimentos e terapias. (Eu mesmo por anos procurei calçados para impedir uma pronação excessiva na minha corrida, finalmente encontrei a solução com fortalecimento e tênis NEUTRO!).
- Para escolher seu tênis de corrida, prove ele no final do dia, pois seus pés estarão “inchados” e assim não ficará apertado. (Aí vai uma dica minha, prove o tênis de corrida na hora que você costuma correr).
- Você deve ser capaz de mexer os dedos dentro do tênis, também observar se alguma parte do pé está para fora, incluindo o calcanhar. Se tiver apertado ele não vai se moldar ao formato do seu pé e nem ceder, simplesmente está APERTADO!
- Deve haver pelo menos 1cm de distância entre os dedos e a frente do tênis. (Dica da minha mamãe: deve caber pelo menos um dedo apertado no calcanhar na hora de provar).
- Tênis minimalistas ou com o drop 0mm. SUSPENSE, farei um texto especial só para eles!
Gostou das dicas mas ainda não sabe se está na hora de trocar o tênis? O primeiro fator é observar se seu tênis está com o solado muito gasto ou tem furos e buracos. Se a resposta for sim, sinto muito seu tênis está velho e pode ocasionar lesões, DESAPEGA!
Outra regra geral é trocar o tênis de corrida quando ele estiver entre seus 500-600 quilômetros rodados. Apesar de não existir nenhum embasamento científico nesse cálculo, é algo a se levar em consideração.
Essas foram as dicas para você escolher seu próximo tênis de corrida, qualquer dúvida entre em contato. Bons treinos!
Crédito da imagem: Freepik.