Infelizmente corredores são propensos a terem lesões e a corrida se apresenta uma modalidade com altos índices. Porém os benefícios, relacionados com a corrida superam todos esse risco. Essas lesões ocorrem por causas multifatoriais e por isso o entendimento das LRC é complexo. Tentarei de forma breve resumir através de vídeo e com o texto aqui 🔽.
⠀
🦵🦶Locais mais frequentes das LRC (seguindo a ordem de mais comum para a menos comum):
⠀
🦵🦶Joelho, Parte Inferior da Perna: Tibial “canela”, tendão de aquilies, panturrilha. Pé, calcanhar, tornozelo, quadril, Parte superior da perna: “coxa”, costas.
⠀
🤔Possíveis causas de LRC são relacionadas à:
🏃🏽♂Biomecânica da corrida: técnica de corrida pobre, frequencia e amplitude de passada, oscilação vertical, corrida em antepé e retropé…
⠀
📈Carga de treinamento: Excesso de volume, intensidade, frequencia de treinos. Pouco descanso. Mudança brusca na carga do treinamento (km, min, velocidade…)
⠀
🧠Aspectos mentais e qualidade de vida: Sono, fadiga, vigor, motivação, lesão, diminuição de performance, falta de descanso mental, paixão, saúde mental.
⠀
👟Calçados não causam lesão, mas podem modificar a carga do treinamento que podem causar a lesão. Tênis são menos relevantes que controle de carga de treinamento e fatores biomecânicos.
⠀
🤸🏼♂Alongamento estático: Se for fazer depois dos treinos, mas saiba que não melhora desempenho e não diminui risco de lesão.
⠀
🏋🏽♂Treino de força: Podem diminuir as chances de LCR.
⠀
👩🏽⚕️Diagnóstico de lesão é com o médico
🧩Reabilitação de lesão é multidisciplinar (Fisioterapia, médico, psicólogo, profissional da Educação Física…)
📊Um treino bem planejado e com um bom treinador faz toda diferença! Procure um profissional da Educação Física.
⠀
Gostou? Comente suas dúvidas! Marquem seus amigos corredores