Correr exige apenas usar um bom par de tênis de corrida(TC)? Mesmo com a evolução na prescrição de TC e nas tecnologias, as taxas de lesões permanecem altas. A prescrição de tênis de corrida é baseada em evidências, falácias ou mitos?🤔
⠀
👟Características dos TC estudadas relacionadas com as lesões por corrida: Drop (diferença da altura do calcanhar para a ponta do pé), espessura da entressola, índice de minimalismo, espessura da sola interna, peso, dureza, controle de movimento ou estabilidade, idade e uso do calçado.
⠀
📝Os TC são geralmente classificados nessas categorias: tradicional, parcialmente minimalista, minimalista, neutro, estabilidade ou controle de movimento). Também se pode acrescentar tênis com placas (carbono ou outros tipos).
⠀
💳Teoria da loja de tênis: por muito tempo ou até hoje, se tem um consenso que o TC apropriado deve reduzir o impacto causado pela corrida ou atenuar uma pronação excessiva. Será? Baseado nisso e na morfologia dos pés surgiram três categorias de TC: amortecimento, estabilidade e controle de movimento. No entanto até o momento não tem evidências suficientes para suportar que a prescrição desses TC reduz o risco de lesão.
⠀
⠀
👣TC com controle de movimento: PODE ser que corredores com pés pronados sejam aconselhados a evitar tênis sem controle de estabilidade.
⠀
📐Drop TC: uma transição brusca para TC com drop baixos PODE levar aumentar o risco de lesão. TC com drop mais baixo <6mm PODEM estar associados com menor risco de lesão.
⠀
⏳Tempo de uso dos TC: não se tem recomendação até o momento baseada em evidências científicas. A recomendação de 800-1000km, é uma crença popular baseada nas recomendações das indústrias de TC.
💱Marca e custo dos TC: Nenhuma associação com o custo e com a marca dos TC está associada com um menor índice de lesão.
🦵Corrida descalço e TC minimalistas: De maneira geral o risco de lesão não é influenciado se o corredor treina descalço ou com TC. CUIDADO com a transição para TC minimalistas, ainda é inconclusivo se TC minimalistas podem diminuir ou aumentar lesão. Quanto mais pesado o corredor maior a chance de ocorrer lesão usando TC minimalistas.
🔄A alternância entre pares de TC podem diminuir o risco de lesão.
⚠️AINDA É CEDO para se fornecer uma recomendação baseada em evidências na escolha das características do TC. Ainda parece uma boa saída se basear na experimentação e no conforto do calçado. A ESCOLHA DO TC É SUA!
🗣️Se interessou no tema? Fica a sugestão de uma excelente palestra com o Dr. Kram realizada pelo Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada da Universidade do Pampa.( Canal do YouTube Neuromech TV).
Referências
Malisoux, L., & Theisen, D. (2020). Can the “Appropriate” Footwear Prevent Injury in Leisure-Time Running? Evidence Versus Beliefs. Journal of Athletic Training, 55(12), 1215–1223. https://doi.org/10.4085/1062-6050-523-19
Napier, C., & Willy, R. W. (2018). Logical fallacies in the running shoe debate: Let the evidence guide prescription. British Journal of Sports Medicine, 52(24), 1552–1553. https://doi.org/10.1136/bjsports-2018-100117
Ramsey, C. A., Lamb, P., Kaur, M., Baxter, G. D., & Ribeiro, D. C. (2019). “How are running shoes assessed? A systematic review of characteristics and measurement tools used to describe running footwear.” Journal of Sports Sciences, 37(14), 1617–1629. https://doi.org/10.1080/02640414.2019.1578449